FAQ
Leia abaixo as perguntas mais frequentes sobre as inscrições e o programa de aceleração
A Oxigênio Aceleradora tem o objetivo de prover uma conexão direta com a Porto, seus parceiros e mentorias personalizados para seu negócio. As empresas selecionadas passarão por um programa intenso de aceleração por 4 meses em São Paulo* (pode ser revisto de acordo com o cenário do covid-19). Neste período, os empreendedores vão ficar dedicados ao crescimento do negócio, à aquisição de usuários e posicionamento de produto, alavancados pela aceleradora através de mentorias e apoio de profissionais que são referência no mercado, tendo acesso a consultorias e assessorias, de acordo com a necessidade de cada uma das startups selecionadas. Além das mentorias com Diretores da Porto, que têm como maior objetivo abrir as portas para o desenvolvimento de projetos dentro da companhia.
Para fazer negócio com a Porto por esse fluxo, sua startup já deve ter clientes, solução validada e capacidade produtiva.
Basta se inscrever para os ciclos de aceleração que abrimos durante o ano. Fique atento aos prazos aqui. Você pode nos seguir nas redes sociais e se inscrever para receber nossa newsletter, para ficar sabendo quando um novo processo seletivo for aberto.
O processo de seleção é composto por três fases: 1ª Fase: Aberto o processo de inscrição das startups pelo nosso site. Uma vez que as inscrições estejam encerradas, nosso time irá avaliar todas elas e definirá até 50 empresas para participarem da 2ª fase. 2ª Fase: Cada uma das empresas selecionadas participará de uma entrevista remota com o time da aceleradora. O objetivo desta etapa é esclarecer dúvidas, entender um pouco mais sobre a startup e ter um primeiro contato pessoal com os empreendedores. Ao fim desta fase, cerca de 20 empresas são selecionadas para avançarem para a 3ª fase. 3ª Fase: Pitch Day – banca de Diretores da Porto e especialistas da Liga Ventures avaliarão presencialmente* o pitch de 5 minutos das startups selecionadas para essa fase (pode ser revisto de acordo com o cenário do covid-19). As inscrições continuarão abertas durante o ano para os próximos ciclos. Startups que já realizaram suas inscrições neste ano, não precisam renová-las.
As Startups selecionadas terão acompanhamento da equipe de aceleração da Liga Ventures durante os 4 meses de programa, acesso a mentorias, especialistas, créditos em nuvem, espaço em auditório, salas de reunião e um fablab* (todos esses benefícios físicos poderão ser revistos de acordo com o cenário do covid-19). Além de um executivo(a) da Porto que vai abrir portas para explorar oportunidades de negócio com a empresa. Também disponibilizaremos descontos para contratação de consultoria jurídica, design, assessorias, dentre outros, que certamente irão contribuir para os desenvolvimentos das atividades do seu negócio. Tudo isso para termos mais sucesso nos pilotos e projetos que desenvolveremos juntos.
Procuramos startups que tenham sinergia com os negócios da Porto, que nos ajudem em nossos desafios ou que trabalhem com algumas tecnologias específicas. Você pode checar quais são esses desafios e tecnologias e saber mais sobre as áreas da Porto através desse link. Se você é uma startup ou empresa já tracionada, temos o programa Funil das Startups, que faz o match entre as áreas de negócio da empresa e fornecedor – conheça aqui como funciona.
Nós não assinamos Acordos de Confidencialidade, seguindo a prática comum para investidores no ecossistema de startups. Não temos qualquer intenção de roubar ideias para aplicá-las na Porto. Nosso objetivo é ajudar as startups a se desenvolver e crescer utilizando nossos canais e infraestrutura e por isso, mais que a ideia, é importante que os empreendedores demonstrem capacidade de execução.
Vamos analisar especialmente o time de empreendedores, o produto, o tamanho do mercado e o modelo de negócios. Além disso, avaliamos o quanto conseguimos ajudar essa startup a crescer através dos ativos da Porto e expertise da Liga Ventures.
Sim, caso você já tenha feito a sua inscrição, ela já estará armazenada em nosso banco e valerá para todos os ciclos. Portanto startups que já realizaram suas inscrições neste ano, não precisam renová-las.
Importante lembrar que, como mencionamos na última pergunta, as inscrições não são “vitalícias” ou automáticas. Isso se aplica para o fale conosco também. Caso você tenha enviado sua pergunta ou seu pitch deck por esse canal, não significa que sua startup está inscrita no programa.