FAQ

Leia abaixo as perguntas mais frequentes sobre as inscrições e o programa de aceleração:

A Oxigênio Aceleradora tem o objetivo de prover uma conexão direta com a Porto, seus parceiros e mentorias personalizados para seu negócio. As empresas selecionadas passarão por um programa intenso de aceleração por 4 meses em São Paulo* (pode ser revisto de acordo com o cenário do covid-19). Neste período, os empreendedores vão ficar dedicados ao crescimento do negócio, à aquisição de usuários e posicionamento de produto, alavancados pela aceleradora através de mentorias e apoio de profissionais que são referência no mercado, tendo acesso a consultorias e assessorias, de acordo com a necessidade de cada uma das startups selecionadas. Além das mentorias com Diretores da Porto, que têm como maior objetivo abrir as portas para o desenvolvimento de projetos dentro da companhia.

Para fazer negócio com a Porto por esse fluxo, sua startup já deve ter clientes, solução validada e capacidade produtiva.

Basta se inscrever para os ciclos de aceleração que abrimos cinco vezes ao ano. Fique atento aos prazos aqui. Você pode nos seguir nas redes sociais e se inscrever para receber nossa newsletter, para ficar sabendo quando um novo processo seletivo for aberto.

O processo de seleção é composto por três fases: 1ª Fase: Aberto o processo de inscrição das startups pelo nosso site. Uma vez que as inscrições estejam encerradas, nosso time irá avaliar todas elas e definirá até 50 empresas para participarem da 2ª fase. 2ª Fase: Cada uma das empresas selecionadas participará de uma entrevista remota com o time da aceleradora. O objetivo desta etapa é esclarecer dúvidas, entender um pouco mais sobre a startup e ter um primeiro contato pessoal com os empreendedores. Ao fim desta fase, cerca de 20 empresas são selecionadas para avançarem para a 3ª fase. 3ª Fase: Pitch Day – banca de Diretores da Porto e especialistas da Liga Ventures avaliarão presencialmente* o pitch de 5 minutos das startups selecionadas para essa fase (pode ser revisto de acordo com o cenário do covid-19). As inscrições continuarão abertas durante o ano para os próximos ciclos. Startups que já realizaram suas inscrições neste ano, não precisam renová-las.

As Startups selecionadas terão acompanhamento da equipe de aceleração da Liga Ventures durante os 4 meses de programa, acesso a mentorias, especialistas, créditos em nuvem, espaço em auditório, salas de reunião e um fablab* (todos esses benefícios físicos poderão ser revistos de acordo com o cenário do covid-19). Além de um executivo(a) da Porto que vai abrir portas para explorar oportunidades de negócio com a empresa. Também disponibilizaremos descontos para contratação de consultoria jurídica, design, assessorias, dentre outros, que certamente irão contribuir para os desenvolvimentos das atividades do seu negócio. Tudo isso para termos mais sucesso nos pilotos e projetos que desenvolveremos juntos.

Os custos de transporte, viagens, alimentação e estadia em São Paulo não serão cobertos e ficam sob responsabilidade dos empreendedores.
Depois de 11 ciclos e mais de 71 startups aceleradas, a Oxigênio deu mais um passo importante: a partir de agora, o programa é equity free. Isso significa que não há mais investimento financeiro em troca de participação societária. Startups de todos os estágios – que estejam ou não captando investimentos – podem participar sem precisar ceder nenhuma participação societária ou propriedade intelectual. Nesse novo momento, teremos o foco 100% em geração de negócios.
Selecionaremos até 5 startups em cada ciclo de aceleração.

Procuramos startups que tenham sinergia com os negócios da Porto, que nos ajudem em nossos desafios ou que trabalhem com algumas tecnologias específicas. Você pode checar quais são esses desafios e tecnologias e saber mais sobre as áreas da Porto através desse link. Se você é uma startup ou empresa já tracionada, temos o programa Funil das Startups, que faz o match entre as áreas de negócio da empresa e fornecedor – conheça aqui como funciona.

Sim. As startups devem ter alguma sinergia com os desafios apresentados em cada ciclo.
Não é necessário já morar em São Paulo. O programa hoje é totalmente online, mas caso sua startup seja selecionada, vocês terão acesso a toda infraestrutura.
Queremos empreendedores dedicados a seus negócios e times ambiciosos, que estão propondo soluções para problemas de forma diferenciada e que identificaram um mercado alvo em potencial através de um MVP existente.
Sim. Já que estamos focando em ajudar empresas a crescer, nós iremos selecionar times que já tem um mercado identificado e algo concreto para mostrar.
Um protótipo não-funcional não é o suficiente. Pode ser um protótipo funcional, mas é desejável já ter um produto em funcionamento, buscando seus primeiros clientes/consumidores.
Para esta etapa você precisará ter pelo menos um protótipo navegável do produto. Caso não consiga concluí-lo a tempo para este ciclo do programa, vão existir outros processos seletivos para outras rodadas na Oxigênio Aceleradora em que você poderá inscrever seu projeto.
Acreditamos que é interessante ter pelo menos um profissional técnico na equipe. Mesmo assim, se sua ideia for muito legal e a equipe ainda não estiver totalmente completa, podemos tentar conectar você com pessoas dentro desse perfil, com potencial de ingressar no time da sua startup.

Nós não assinamos Acordos de Confidencialidade, seguindo a prática comum para investidores no ecossistema de startups. Não temos qualquer intenção de roubar ideias para aplicá-las na Porto. Nosso objetivo é ajudar as startups a se desenvolver e crescer utilizando nossos canais e infraestrutura e por isso, mais que a ideia, é importante que os empreendedores demonstrem capacidade de execução.

O resultado oficial será divulgado na data prevista neste cronograma.
A inscrição pode ser feita tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica; porém, se for selecionado para nosso programa é pré requisito que você já tenha um CNPJ.

Vamos analisar especialmente o time de empreendedores, o produto, o tamanho do mercado e o modelo de negócios. Além disso, avaliamos o quanto conseguimos ajudar essa startup a crescer através dos ativos da Porto e expertise da Liga Ventures.

Sim, porém é sempre bom quando todos os integrantes estejam no Pitch Day, até para que, na hora das perguntas, cada integrante consiga tirar as dúvidas que são mais relacionadas às suas responsabilidades.
Devido ao número alto de inscritos na primeira fase de seleção (cerca de 200 por ciclo), quando avaliamos o que foi preenchido no formulário, não é previsto passar um feedback sobre cada projeto. Nós conseguimos dar um feedback apenas depois da 3ª fase (Pitch Day), quando entramos em contato com os selecionados e agradecemos a participação de todos os demais. Sim, você receberá um e-mail informando se sua startup avançou ou não para a próxima etapa, mas devido ao número de inscrições que temos nesta primeira fase, só conseguimos dar um feedback detalhado apenas após a 3ª fase (Pitch Day). Mas claro, fique à vontade para solicitar ou perguntar os pontos de melhoria.
A Liga Ventures é responsável pela metodologia e processo de aceleração, atuando na seleção de startups, mentorias, eventos e acompanhamento do progresso das startups.
Não será necessário renovar sua inscrição, já teremos seu formulário, e caso o time da Liga avalie que sua solução tenha sinergia, você será notificado.

Sim, caso você já tenha feito a sua inscrição, ela já estará armazenada em nosso banco e valerá para todos os ciclos. Portanto startups que já realizaram suas inscrições neste ano, não precisam renová-las.

Não, são iniciativas diferentes. Este é apenas um canal nosso de comunicação, para você tirar uma dúvida, demonstrar interesse e se cadastrar em nosso banco geral de startups. Isso não implica em um processo seletivo como o programa de aceleração.

Importante lembrar que, como mencionamos na última pergunta, as inscrições não são “vitalícias” ou automáticas. Isso se aplica para o fale conosco também. Caso você tenha enviado sua pergunta ou seu pitch deck por esse canal, não significa que sua startup está inscrita no programa.